segunda-feira, 18 de maio de 2015

Relato de Parto - Fernanda Gomes

Esse texto não é apenas o relato do meu parto, é o dia, que transformou e mudou tudo dentro de mim, colocado em palavras!



Claro que essa transformação não começou e terminou no dia 19/03, a sementinha brotou em setembro de 2014 quando eu estava com 3 meses e comecei a pesquisar sobre parto, e o mundo da humanização abriu meus olhos e coração que até então viviam no mundo perfeito em que todos os obstetras faziam sempre o melhor para mãe e bebê, mas a vida ainda não é tão perfeita e achar um obstetra humanizado em BC pela unimed foi a primeira luta sem sucesso onde abandonei e fui abandonada e sem acompanhamento e com um pré-natal meio capenga (mas pelo menos com todos os exames e US necessários feitos) e rumo as 41semanas a pressão crescendo, todos preocupados, os avisos espirituais batendo forte...Então resolvi ir para Floripa e me consultar na Maternidade Ilha que tem suporte para o parto humanizado e era onde eu ia ter minha filha de forma mais humana possível que consegui com o meu plano de saúde, pois não tinha condições nenhuma de pagar outra opção, pq apesar da pesquisa e da vontade de ter um parto em casa, o namorado não estava muito seguro e nem eu na verdade (quem sabe no próximo ♡)...




Bom antes de chegar pertinho da tão esperada data meu encanto foi tanto que fiz o curso de Doula com o DONA internacional e com a Naoli Vinaver, foi uma experiência sem igual...que mundo lindo esse da gestação,  do parto e do amor e da ocitocina que abriu diante de mim, quanta humildade e amor em um trabalho, quantas pessoas maravilhosas eu conheci, foi amor à primeira vista pela profissão... ser doula é se doar para que outra mulher possa exercer seu protagonismo e sentir-se segura e importante! E a partir daí eu sabia do fundo do coração o que queria e a importância de trazer um filho ao mundo com respeito e carinho, mas o que eu não sabia era o quanto é marcante, gratificante, transformador, surreal e o quanto ter uma doula e um companheiro fantástico e uma obstetra querida e uma fotógrafa com um olhar sensacional é de extrema importância e deixa tudo ainda mais recompensador! Se antes eu já dizia agora então... Eu digo com toda a certeza do meu coração TODA mulher merece um parto humanizado e uma doula, pq toda mulher merece passar por esse despertar pelo menos uma vez na vida!



Voltando ao dia 18/03 (quarta)... Para não virar um livro(que se deixar fluir vão páginas e páginas)... Com exatas 41semanas cheguei ao Ilha no plantão da Chris Falcão uma querida, e que apesar do meu US feito segunda estar tudo aparentemente bem, ela me disse que eu precisava ser acompanhada diariamente e ter tido um obstetra presente e um pré-natal decente para que ela pudesse me mandar para casa esperar, mas como eu não tinha GO fixo ela não podia arriscar me mandar para casa e acontecer algo... Foi sugerida a indução com comprimidos intra-vaginais... Meu chão fugiu de mim na minha cabeça veio "comprimido, ocitocina sintética, analgesia, cansaço, cesárea" e o pânico de ter um parto frustrado tomou conta de mim por um minuto, pensei em ignorar e ir para casa, mas algo dentro de mim não deixou e logo depois me veio uma paz e uma voz me dizia "confia e acredita" crenças de cada um a parte... Eu sabia que a espiritualidade estaria lá comigo e eu iria conseguir...



Me entreguei a essa voz e me internei as 14h do dia 18/03 e após 3 comprimidos (depois do 4 iria para ocitocina) e uma noite mal dormida, eu estava calma e feliz no dia 19/03 parecia até que eu sabia que ia conseguir e as contrações começaram leve por volta das 4am e foram progredindo a bolsa estourou (que alegria! Meu corpo estava trabalhando) e eu já estava com muita dor gritei pela Cristina Melo, que chegou lá rapidinho com toda sua serenidade e carinho, eu ficava na bola, no chuveiro, fazia caminhadas tudo com ela me orientando, me animando e acalmando as vovós que estavam a flor da pele também e foram lá me visitar... Pq é preciso respeitar essa introspecção que acontece, eu não queria falar com ngm além da minha doula e do meu companheiro! E as contrações iam e vinham e eu que achava que não ia conseguir vocalizar, vocalizei e bem e alto, eu gritava Ahhhhhhhhh e falava Vai passar e a Cris dizia "isso é ela cada vez mais perto" e isso me dava uma força...




Os gritos iam e vinham mas eu nem sentia, nem me importava...ainda não estava na partolândia,  mas já vai um pequeno transe durante a contração, eu estava ainda com 4cm de dilatação quando ouvi a melhor coisa "vamos deixar seu corpo funcionar não vai precisar da ocitocina sintética nem do outro comprimido", que alivio, que felicidade e assim fui seguindo conversando com a Cris e o Lu entre as contrações e muita bola e chuveiro e massagem e carinho... Com o Lu e Cris sempre ao meu lado quando a coisa começou a apertar eu sabia que podia vencer o mundo que eu ia conseguir, eu estava feliz demais depois de 3 plantonista eu estava ali sem intervenções, e com meu corpo fluindo... Já com 8cm de dilatação corre chama a Juliana Pissuto que fotografou lindamente tudo... Quando a Ju chegou eu já estava a um passinho da partolândia e a obstetra era a queridíssima da Karol, as vovós esperando ansiosas lá fora... Eu não sabia direito o que acontecia...



A partir daqui os fatos ficam embassados e algumas coisas estão aqui pq me contaram... Bom aqui vai um parênteses (Esse hospital só tem uma sala de parto com banheira e eu não estava nela e era uma vontade muito grande a minha de tê-la na água! )... Eu já me preparava para ter de cócoras na cama, pq já estava com vontade de fazer força quando falaram "pode vir, a suíte com a banheira vagou".... Eu nem  acreditei em como tudo estava se encaixando perfeitamente, mas olha na banheira ou não eu estava feliz pq meu corpo estava fazendo o trabalho e minha filha estava vindo ao meu encontro e foi ali que eu percebi que não importava o local se houvesse respeito e amor em volta e apesar da dor que era muita eu tinha o Lu que eu segurava, apoiava, apertava, que foi minha fortaleza... Eu tinha tudo o que eu precisava ali: meu corpo, minha filha e meu companheiro! Mas fui levada para o quarto da banheira feliz da vida... Quando entrei na banheira a dor amenizou, as coisas acalmaram, mas opa! Não pode acalmar tanto assim precisava terminar de dilatar... Então a Cris começou a me guiar e falar para levantar e rebolar, sair da banheira e ir pro chuveiro um pouco, na hora eu não queria... Eu queria relaxar, chega de dor eu pensava, não quero mais isso, pedi analgesia, chorei... Sim eu tive momento de negação as sombras apertaram ali no final...



Minha sombra de eu nunca conseguir terminar as coisas, de nunca fechar ciclos... Mas esse momento eu ia fechar, eu ia conseguir terminar esse ciclo e puramente pela minha força e natureza... Foquei na Cris e confiei segui os conselhos, e com sua calma ela dizia "você não quer analgesia"... Então eu olhei pro Lu e dizia "eu queeero" e ele foi firme e me disse que não e a Karol também no apoio "Você vai conseguir" e eu precisava conseguir e enfrentar essa minha sombra e é incrível a força que vem quando as pessoas acreditam em você!!!! Depois volta para banheira... Dilatação total... Hora de parar de vocalizar e fazer força concentrar no expulsivo, UFA! Estava perto e eu segurava no Lu e fazia o máximo de força que podia... "Faz uma força compriiiida" a Karol dizia "Eu não tenho mais força" eu retrucava e ela e Cris me davam essa força...



Sem contar com o Lu que era literalmente meu suporte em tudo... Eu nem sentia a presença da Ju que captava tudo com sua lente... Eu estava na partolândia e entregue desde que entrei naquele quarto e era hora era hora de dar a luz e apagar a sombra do interminado dentro de mim... Ela coroou e a Cris falou sente o cabelo dela coloca a mão, mas sabe quando vc não quer nem mexer para não desconcentrar, eu não queria nem respirar para não atrapalhar o próximo puxo na próxima contração e então juntei todas as forças do meu corpo e alma e fiz a força compridaaaaa... Senti bem o círculo de fogo quando ela passou, mas isso não dói nada e ela foi com tudo passou cabeça e corpo rapidinhos e a Cris dizia "pega ela, Nanda, pega ela" e então eu pesquei minha filha, aquele ser pequeno e quente que tossiu e chorou um pouquinho e então veio para o meu acalento... Aquele olhar... Meu mundo parou e eu estava completamente vidrada e apaixonada e em puro êxtase... Eu só pensava "eu consegui! Eu dei a luz! Eu consegui!" O clima estava perfeito... Escurinho, com música e tudo mais, mas eu não lembro de nada disso... Nem das vovós entrando emocionadas...



Eu só lembro daquele quentinho no meu peito e aqueles olhos vidrados... Eu não consegui chorar... eu queria só sorrir e explodir de emoção! É um momento inexplicável e inesquecível ter monha filha ali comigo assim que ela saiu de dentro de mim e o pai poder presenciar tudo aquilo... É mágico e eu nunca vou esquecer do primeiro encontro de olhares meu e dela foi um choque, foi um reencontro ♥.... Depois eu pari minha placenta com a Karol e a Cris cuidou dela e fez um lindo quadro... E sim eu comi um pedaço tem um gosto salgado forte e parece comer carne cheia de nervo crua..e verdade ou não acho que me ajudou muito espiritual e fisicamente, me senti forte e segura no primeiro mês que é o mais difícil...tanto que eu só fui chorar um rio de emoção que estava trancado quando vi o video lindo que a Ju fez e pude reviver tudo de novo...e choro toda vez que vejo! E me invade aquela emoção... eu concebi, gestei e pari minha filha, meu corpo fez tudo isso sublimemente!!




Sei que a pediatra foi uma querida com minha filha e ela quase não chorou mesmo tendo ficado longe de mim um pouquinho o papai ficou sempre ao lado nos procedimentos e depois nossa família foi ser a família mais feliz do pedaço no quarto ♥ e claro fui amamentar minha filha e curti toda aquela ocitocina!!!
Obrigada a todos que participaram desse momento maravilhoso tornando ele ainda mais mágico e lindo! Minha doula sensacional, meu companheiro meu amor, a obstetra querida, minha fotógrafa amada que desvendou minha alma e as vovós emocionadas...
E é isso... e eu desejo isso para toda mãe! 
Eu nem sei mais o que é a dor do parto e passaria por tudo isso de novo.



Fusion do parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário