terça-feira, 9 de junho de 2015

Relato de Parto - Maína Appel

RELATO DE PARTO NATURAL HOSPITALAR, por Maína Appel



Quando eu e o Gustavo optamos por buscar uma gestação, parto e pós-parto mais conscientes, quando buscamos escolhas informadas, iniciamos um processo de crise com algumas pessoas, entre familiares, colegas de trabalho e até mesmo amigos. Quando falava que teria a Isabela de Parto Natural Humanizado, o que mais escutava era: “Nossa, como você é corajosa!”, ou “ mas pra que sentir dor” e eu logo pensava “Eu não sou corajosa; eu sou mulher. E mulher foi feita pra parir.” A minha decisão de parir sem medicamentos não tem nada a ver com coragem e tudo a ver com o fato de que sou mulher e tenho confiança que Deus fez meu corpo perfeitamente para dar a luz à uma criança – sem nenhuma intervenção, a não ser em caso de emergência – e emergência real; não aquelas inventadas por alguns médicos.


Nunca passou pela minha cabeça uma cesariana, mas também não tinha conhecimento de tantas “falsas indicações” que alguns médicos utilizavam para levarem as gestantes para a Sala de Cirurgia. Sendo assim, certamente poderia ter sido conduzida a uma “cesariana eletiva” caso não tivesse entregue a minha vida e a da Isabela nas mãos de uma profissional tão incrível, um verdadeiro anjo na terra, a Médica Obstetra, a Dra Caroline Chiarelli.

Uma amiga e colega de trabalho, a Helenara Dias, me apresentou o Grupo Nascer Sorrindo Lajeado (ao qual, serei eternamente grata por todo conhecimento e informações repassadas, principalmente à Sabrina Fritsch, Suelen Miglioransa, Helenara Dias, Vero Teixeira, Lila Graziola e Carol Chiarelli, à vocês, minha gratidão eterna). Nestes encontros foi onde conheci a Carol Chiarelli, e desde que comecei a participar do Grupo, iniciei minhas pesquisas sobre “Parto Natural”, mas mesmo antes de conhecer o Parto Natural, sempre soube que queria parto normal, mas não tinha conhecimento de tantas intervenções desnecessárias, que tanto a gestante, como o bebê eram submetidos.

Para “empoderar” o Gustavo, assistimos ao filme “O Renascimento do Parto”. Sendo assim, a ideia de ter um Parto Natural ficou acertada entre nós. E após acertarmos tudo, e decidirmos juntamente com a Dra Carol Chiarelli, que a Isabela nasceria em Muçum-RS, no Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, era só esperar a hora escolhida pela Isa para nascer.

Então, chegou o dia em que a Isabela escolheu para nascer, o dia que ela estava preparada para chegar a este mundo. Chegou o dia 24 de fevereiro de 2015, com 38 semanas de gestação, as 38 semanas mais lindas, intensas e cheias de amor que eu já havia vivido. Acordei às 4h da manhã com leves cólicas, mas achei que não era nada, mas às 5h e 30min, resolvi levantar e ir para a sala, pois além das leves cólicas, sentia uma pequena dor nas costas. Às 7h30min acordei o Gustavo, pois estava começando a ter contrações. Fiquei em casa, organizando “o ninho”, e às 11h fomos para Muçum, com a nossa amiga e vó de coração da Isa, a Araci Wiebbelling. Às 12 horas, a Dra Carol fez o exame de toque, e já estava com 7cm de dilatação, surpreendendo à todos, já que o Guga e a Araci acreditavam ser “alarme falso”. Às 13h30min fomos para a Sala de Parto, onde fiquei mais de uma hora na piscina e depois fui para a banqueta, onde ficamos até a chegada da Isa. A nossa Isa chegou da forma mais natural possível, cercada de muito amor, carinho e respeito! Pesando 3.195Kg e com 48 cm às 15h e 39 mim !!!! Cortei o cordão umbilical, após ter parado de pulsar. A Isa mamou na primeira hora de vida e não tomou banho no hospital, ficando assim, com o vérnix.

Gratidão eterna à querida médica, Dra Caroline Chiarelli, (um anjo que Deus colocou nas nossas vidas) e a toda a equipe do Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, por ter respeitado o nosso desejo de um Parto Natural Humanizado! Também quero deixar registrado o meu agradecimento ao meu amor, o Gustavo Teixeira, que me "doulou" lindamente e instintivamente durante todo o trabalho de parto, que não me deixou desistir do tão sonhado e desejado Parto Natural, mesmo eu fraquejando e achando que não seria capaz de parir! Obrigada amor, pelo melhor e maior presente das nossas vidas! Obrigada pela nossa "bebê arco-íris", a nossa tão sonhada e desejada Isabela! E também agradeço, do fundo da alma, a vovó de coração Araci Wiebbelling por todo o carinho, amor, atenção, "doulagem" e o trabalho de fotógrafa no dia do nascimento da Isa!!!
.
.
“PARA MUDAR O MUNDO, PRIMEIRO É PRECISO MUDAR A FORMA DE NASCER” (Michel Odent.)

Vídeo do Parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário